10 de abr. de 2010

Gerações do webjornalismo

Os conteúdos desenvolvidos para web têm uma trajetória de três momentos:


1) Webjornalismo de Primeira Geração: Em sua maioria, são simplesmente cópias para a web de conteúdo de jornais impressos.

2) Webjornalismo de Segunda Geração: As publicações para web começam a explorar as potências do ambiente, como e-mail, links e as seções Últimas Notícias.

3) Webjornalismo de Terceira Geração: São sites jornalísticos que extrapolam a idéia de uma versão para a web de um jornal impresso já existente. [...] existem espaços diferenciados para o tratamento da informação jornalística dentro do webjornal, como Últimas Notícias (sempre anunciadas na primeira tela e disponibilizadas de maneira imediata), Cobertura Cotidiana (são matérias da cobertura rotineira do veículo e que ocupam o espaço de UMA TELA) e Especiais (que referem-se a material informativo mais extenso, elaborado com mais tempo e que ocupam seções específicas do webjornal).
A narrativa do fato jornalístico passa por algumas transformações, como os tipos de comunicação (communication modalities), cujo destaque fica para a câmera de vídeo omnidirecional com a captação de imagens em 360º. Deêm uma olhada na cobertura do caso da explosão do ônibus especial Columbia, comimagens em 360º do ambiente interior da nave (http://edition.cnn.com/SPECIALS/2003/shuttle/)

(MIELNICZUK, L. Jornalismo na web: Uma contribuição para o estudo do formato da notícia na escrita hipertextual. Tese de Doutorado. Salvador, UFBA, 2003)

Para discutir:
“O que podemos fazer, na Internet, com essa matéria que não podemos fazer no jornal impresso?”

 
Copyright 2009 Jornalismo em Tempo Real. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan