Os conteúdos desenvolvidos para web têm uma trajetória de três momentos:
1) Webjornalismo de Primeira Geração: Em sua maioria, são simplesmente cópias para a web de conteúdo de jornais impressos.
2) Webjornalismo de Segunda Geração: As publicações para web começam a explorar as potências do ambiente, como e-mail, links e as seções Últimas Notícias.
3) Webjornalismo de Terceira Geração: São sites jornalísticos que extrapolam a idéia de uma versão para a web de um jornal impresso já existente. [...] existem espaços diferenciados para o tratamento da informação jornalística dentro do webjornal, como Últimas Notícias (sempre anunciadas na primeira tela e disponibilizadas de maneira imediata), Cobertura Cotidiana (são matérias da cobertura rotineira do veículo e que ocupam o espaço de UMA TELA) e Especiais (que referem-se a material informativo mais extenso, elaborado com mais tempo e que ocupam seções específicas do webjornal).
A narrativa do fato jornalístico passa por algumas transformações, como os tipos de comunicação (communication modalities), cujo destaque fica para a câmera de vídeo omnidirecional com a captação de imagens em 360º. Deêm uma olhada na cobertura do caso da explosão do ônibus especial Columbia, comimagens em 360º do ambiente interior da nave (http://edition.cnn.com/SPECIALS/2003/shuttle/)
(MIELNICZUK, L. Jornalismo na web: Uma contribuição para o estudo do formato da notícia na escrita hipertextual. Tese de Doutorado. Salvador, UFBA, 2003)
Para discutir:
“O que podemos fazer, na Internet, com essa matéria que não podemos fazer no jornal impresso?”
A narrativa do fato jornalístico passa por algumas transformações, como os tipos de comunicação (communication modalities), cujo destaque fica para a câmera de vídeo omnidirecional com a captação de imagens em 360º. Deêm uma olhada na cobertura do caso da explosão do ônibus especial Columbia, comimagens em 360º do ambiente interior da nave (http://edition.cnn.com/SPECIALS/2003/shuttle/)
(MIELNICZUK, L. Jornalismo na web: Uma contribuição para o estudo do formato da notícia na escrita hipertextual. Tese de Doutorado. Salvador, UFBA, 2003)
Para discutir:
“O que podemos fazer, na Internet, com essa matéria que não podemos fazer no jornal impresso?”