25 de abr. de 2010

Entrevista para a próxima pauta

Só para lembrar:
Os quatro tipos de entrevistas são ritual, temática, testemunhal, e em profundidade. As circunstâncias também são quatro: ocasional, confronto, coletiva , e dialogal. De todos os quatro tipos de entrevistas, pode-se observar que quase sempre há uma destas circunstâncias presentes. Em uma matéria, também pode haver mais de um tipo de entrevista e circunstância inserida.
Um destaque para a circunstância de confronto. Ela é a entrevista em que o repórter assume o papel de inquisidor, despejando sobre o entrevistado acusações e contra-argumento, eventualmente com veemência, com base em algum dossiê ou conjunto acusatório. O repórter atual, então, como promotor em um julgamento informal. Alguma prova pode até estar nas mãos do repórter (mais difícil, pois pode gerar certo desgaste entre o entrevistador e o entrevistado).
Para a próxima pauta, vocês utilizarão esta técnica com personagem e tema livres. Serão 40 linhas, com título e perguntas destacadas das respostas. Utilizem o ping-pong (como as páginas amarelas da revista Veja). Vamos trabalhar!
 
Copyright 2009 Jornalismo em Tempo Real. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan